SINCOPOL participa de Congresso da FEIPOL-SUDESTE: unidade e alinhamento
- Celso Jose Pereira
- 5 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de ago.

O SINCOPOL participou, na semana passada, do Congresso da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Sudeste (FEIPOL-SUDESTE), evento que reuniu lideranças sindicais da Polícia Civil de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O encontro aconteceu entre os dias 26 e 27 na cidade de Serra Negra (SP).
“Carreira, remuneração, previdência e condições de trabalho. Esses são os quatro pilares que baseiam nossa luta”, comentou o presidente do SINCOPOL, Celso José Pereira.
“A reunião foi fundamental para a união e o alinhamento estratégico das entidades sindicais que representam os Policiais Civis do Sudeste. Após importantes debates, chegamos a consensos cruciais, que levaram à reforma do estatuto da instituição”, continuou o presidente.
De acordo com Celso, também foi definida a realização de eleição suplementar ainda neste ano, com mandato iniciando no ano que vem. O pleito vai servir para preenchimento dos cargos vagos na diretoria da Federação.
Além dos representantes estaduais, o Congresso da FEIPOL-SUDESTE contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Giancarlo Miranda, que participou das discussões.
“As mudanças estatutárias visam adequar o regramento interno às necessidades atuais da entidade, promovendo maior eficiência administrativa e fortalecimento da sua representatividade regional”, pontuou a COBRAPOL.
A FEIPOL-SUDESTE atua como representação regional das entidades sindicais estaduais e tem papel fundamental na articulação política e jurídica em defesa dos Policiais Civis. Para os representantes presentes, a integração entre os estados é essencial diante dos desafios comuns enfrentados em todo o Brasil: sucateamento das estruturas, defasagem salarial, falta de efetivo e negligência dos governos estaduais.
Entre as deliberações estão planos de ação voltados à valorização das categorias e à defesa de melhores condições de trabalho para os servidores da segurança pública. Também foi um importante momento de atualização mútua sobre a implementação da Lei Orgânica da Polícia Civil nos diferentes estados.